ANS dá orientações para realização de portabilidade de carências

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que, devido à transferência de todos os beneficiários da Unimed-Rio para a operadora Unimed FERJ, os dados dos beneficiários encontram-se em processamento e ainda não estão disponíveis no sistema do Guia ANS de Planos de Saúde, ferramenta de pesquisa de planos de saúde disponíveis no mercado de saúde suplementar.

Dessa forma, para exercer o direito à portabilidade de carências, os ex-beneficiários da Unimed-Rio devem observar atentamente as orientações abaixo:

·        Ao acessar o Guia ANS de Planos de Saúde para a Portabilidade de Carências, insira as informações abaixo nos campos a seguir:

 – Registro da Operadora na ANS: 312363 (deve ser inserido o número de registro da operadora Unimed FERJ: 312363)

– Registo do Plano na ANS: (deve ser inserido o número registro do plano de saúde que possuía na Unimed-Rio (conforme consta em sua carteirinha ou contrato)

– O vínculo do beneficiário ao plano está ativo? Sim

– Motivo para portabilidade: Troca de plano por escolha do beneficiário

– Data de adesão do beneficiário na operadora: (deve ser inserida a data de ingresso na Unimed-Rio)Para apoiar os consumidores e prestar um atendimento rápido e efetivo, a ANS criou um canal específico para os beneficiários da Unimed-Rio/Unimed Ferj por meio de sua central de atendimento telefônico.

Ao entrar em contato com o Disque ANS pelo 0800 701 9656, o usuário terá uma opção de direcionamento para esclarecimento de dúvidas sobre a transferência da carteira entre as operadoras. A ligação para o Disque ANS é gratuita e o atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto em feriados nacionais. 

Confira abaixo os canais da ANS para atendimento ao consumidor:

· Disque ANS 0800 701 9656 

· Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor, no site da ANS   

· Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país para atendimento presencial – é preciso fazer agendamento online pelo site da ANS

· Central de atendimento exclusivo para deficientes auditivos: 0800 021 2105. 

 Clique aqui para ler o comunicado da ANS anterior à transferência dos beneficiários.

ANS 3/5/204

16 COMENTÁRIOS

  1. Necessitamos de todos os detalhes desta mudança repentina e como se referiu um beneficiário num destes comentários, a informação seria de que não teríamos que fazer nada .pois a transferência seria automática.
    Aguardamos posicionamento.

  2. Não estou acreditando, estou pagando um plano de saúde a vários meses sem assistência e a ANS está me orientando para fazer portabilidade e ainda falando que é por opção do beneficiário. Será uma brincadeira de mal gosto???
    Estou aqui cheio exames para fazer e sem direito a consulta…. Que tristeza!!!

  3. Sou usuária da Unimed Rio, desde Dezembro/2013. O atendimento em Recife e região está suspenso desde dezembro/23, inclusive tive negativas de atendimento de emergência na Unimed 24h de Olinda por três vezes no mês de abril, liguei para a Unimed Rio a qual informou que não pode ser negado o atendimento na emergência, não pode mais foi e, é negado atendimento nas emergências, consultórios e laboratórios . A Unimed Recife nega o atendimento, informando que não podem atender porque não recebem há meses os procedimentos da unimed rio. Realizei mais de 5 ligações para a ANS, relatando a situação e a ANS também não me dá a garantia de atendimento. Dia 24/04 liguei para a Unimed FERJ, solicitando o número da minha carteira porque fui no setor administrativo da Unimed Recife, a qual me informou que para me atender eu tenho que ter o número da carteira, após 2h40min de espera a atendente Andreia da Unimed FERJ, teve a capacidade de me dizer que não tem numero de carteira para me passar porque ainda esta em transição, a funcionária negou o numero do protocolo de atendimento justificando que o sistema caiu, obviamente que foi mentira.

    PERGUNTO A ANS PORQUE NÃO INTERVÉM E OBRIGA A UNIMED A NOS DAR A GARANTIA DE ATENDIMENTO???? ATÉ QUANDO VAI CONTINUAR ESSES DESRESPEITO ????? A UNIMED ESTA COLOCANDO A NOSSA SAÚDE EM RISCO!!!!!
    PORQUE A MIGRAÇÃO NAO É AUTOMÁTICA UMA VEZ QUE RECEBEMOS COMUNICADO QUE NO DIA 01/04 a Unimed FERJ ASSUMIU AS CARTEIRAS DA UNIMED RIO!??????
    ANS até quando vamos ser enganados pela Unimed?????

  4. Se a ANS não tomar providências iremos perder tudo. Exigimos até que a OMS interfira nessa negociação, eles que tem que nos ajudar.

  5. Boa tarde!
    Alguém já registrou alguma queixa no juizado de pequenas causas? Sou cardiopata, não posso ficar sem atendimento, vou ao pronto atendimento, que mal faz um eletro, preciso de outros exames e acompanhamento com o cardiologista. Alguns advogados entraram em contato comigo para entrar com uma liminar sobre uma multa diária a ser aplicada até a Unimed resolver a questão. Alguém sabe ?

  6. Passei por tudo isso, era usuario da UNIMER RIO, ocorre que por residir em Natal/RN, a UNIMED NATAL, determinou a suspensão, a partir de 14/11/2023, de todos os exames e atendimentos médicos eletivos, aos clientes/usuários da UNIMED RIO, segundo eles, por falta de repasse de recursos, pela Administradora de Planos Saúde Sumplementar QUALICORP S/A, inclusive, até em alguns casos, negativa de atendimento de “Urgencia/Emergência”, por alguma prestadoras de Serviços de Saúde nesta Codade, quanto a ANS, abrir reclamação não obtive resposta, por outro lado, a própria Operadora de Planos UMIMED RIO, se fingia de desconhecoda dessas suspensões, um absurdo, quando ao Abrigo do Marinheiro, tive muita dificuldade em obter apoio desse órgão que se diz intermediário, desta feita, depois de muta luta e desgaste mental, passados quatro meses, consegui realizar a Migração para o Plano de Saúde UNIMED NACIONAL, mas, paralelamente, tomei as devidas medidas cabíveis, acionei, inicialmente, o PROCON-RN, órgão este inútil, não deu em nada, simplesmente, duas das três Operadoras/Administradora intimadas à Audiência de tentativa de Conciliação, não compareceu, aí, o PROVON-ALRN, imediatamente, arquivou a demanda sem adotar nenhuma providência para resolver o imbróglios, desta feita, não me restou outra alternativa, a não ser judicializar, meu processo, está em fase de intimação das partes envolvidas, estou requerendo o ressarcimento doa quatro meses, que paguei sem ter tido, a contraprestação de serviços médicos e, um pedido de Danos Morais de 60 Salários Mínimos, destarte, estou aguardando lougrar êxito na minha demanda Judicial.

  7. Quem mentiu quando disse disseram que MIGRAÇÃO SERIA AUTOMÁTICA??????? Se os beneficiários da Unimed Rio vão ter que pedir a portabilidade a migração não será automática!!!! É um absurdo pois os nossos dados estão corretos… É só a ANS alterar o que precisa e conferir quem está com os pagamentos em dia. Na era da informática é simples de fazer… Descaso

  8. Sou do plano de saúde da Unimed Rio, e aqui em Recife/Pe estou sem atendimento médico. Todos os médicos com os quais me consulto há muitos anos foram descredenciados, os serviços de laboratórios também. Já entrei em contato com a ANS e até agora não obtive resposta. Estou muito preocupada e precisando de atendimento médico e laboratoriais.

  9. Motivo para portabilidade:troca de plano por escolha do beneficiário?!eu não escolhe isso pra mim.aTodo mês pago por um serviço q na falta dele pode custar minha vida.
    É mais um mês q termina e não tenho direito de fazer os exames q preciso. Exames q já estão atrasados desde outubro passado; colonoscopia, endoscopia,mamas,todos com diagnósticos já suspeitos;se não retirar os pólipos á tempo podem malignizar e por conta dessa quebradeira da Unimed Rio eu corro sérios riscos.Vamos procurar o MPRJ e se necessário outras estâncias q de fato resolva.
    É lamentável o q estamos passando.Já não é uma situação VELADA, está muito explícito o q está acontecendo.VERGONHA NACIONAL!.

  10. A ANS informou que em 01/04 ocorreria a migração para a FERJ e até agora nada, não temos apoio de ninguém, nem da ANS, enquanto isso pagamos normalmente o plano, até para fazer portabilidade de carências está complicado

  11. Eu fiz portabilidade de mais de dois anos de plano.e me colocaram carências dr 180 dias a cumprir e não fizeram portabilidade alguma entre as unimeds

    Isso e um absurdo
    Continuamos pagando e nada de liberação do convênio
    Falaram que era até final de abril para tudo está resolvido
    Até quanto mais a gente vai ficar esperando

  12. Bom dia!!
    Nós beneficiários estamos sem apoio de nenhum órgão. Pagando os boletos todos os meses e não conseguimos marcar consultas, exames e noa dão solução para o problema. Tenho os controles médicos e desde o início deste ano eles estão com atendimento suspenso, aí liguei na Unimed Rio sem solução, liguei na ouvidoria também nada. Pergunto: Como vamos fazer se não solucionam o caso?

  13. Também pergunto até quando? No início, falaram que a migração seria automática? Até quando ficaremos pagando um serviço sem usá-lo? Quem olhará por nós ?

  14. Essas orientações da ANS está na contramão das publicações anteriores. Um total descaso ao direito dos beneficiários dos planos da Unimed Rio. Estamos sendo lesados, pagando e não recebendo o que nos é de direito. Até quando ANS?

    • Exatamente a informação da Unimed Rio/FERJ é que a migração seria automática, e que o beneficiário aguardasse orientações.

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