Proposta salarial em junho, reunião suspensa e impasse: veja panorama de negociações federais

0
449
@reprodução internet

Na esteira dos diálogos entre União e servidores federais, que culminou em um reajuste de 52% dos benefícios, nem tudo está nos trilhos. No mês de abril, o governo federal decidiu encerrar a Mesa Nacional de Negociação Permanente e realizar negociações individuais com cada categoria.

Uma categoria que busca a abertura de uma mesa específica são os servidores da Cultura. Até o momento, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não confirmou a abertura de negociações com a categoria, que está se mobilizando em todo o Brasil para garantir a discussão de pautas específicas com o setor. Em diversos estados, a categoria agendou atividades de mobilização em valorização da Cultura.

Ao mesmo tempo, nesta quinta-feira (dia 16), será instalada a mesa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma proposta econômica será feita no dia 7 de junho aos servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, confirmou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Adiada

A instalação da mesa específica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), esperada para ser realizada na terça-feira (dia 14), foi suspensa a pedido da própria categoria, e uma nova data ainda será confirmada.

A atuação dos funcionários públicos do Dnit foi demandada nos desdobramentos da emergência climática e tragédia humanitária enfrentada pela população do Rio Grande do Sul. Centenas de servidores estão no estado trabalhando na liberação de estradas afetadas pelas chuvas.

Entenda

Atualmente, há 16 mesas específicas abertas com negociações em andamento, e tratativas em andamento para abrir novas mesas.

José Lopez Feijóo ressalta o compromisso do governo com um diálogo amplo e transparente, visando a reestruturar as carreiras e proporcionar ganhos reais aos servidores.

— Estamos retomando as negociações com o funcionalismo público federal, algo que não aconteceu em governos anteriores — destaca o secretário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!