- Inovações mudarão o dia a dia no trabalho
Recentes inovações devem levar à criação de novas carreiras profissionais – e ao desaparecimento de outras -, reformatação das relações com clientes e revisão das estratégias de negócios. A consultoria PwC elegeu as novidades que devem provocar mais impactos.
- Inteligência artificial
Trata-se de desenvolver a capacidade de aprendizagem das máquinas: com determinados programas, elas são capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como a percepção visual, o reconhecimento de voz, a tomada de decisão e a tradução de uma língua.
- Realidade aumentada
É a adição de informação ou recursos visuais para o mundo físico, por meio de uma imagem gráfica e/ou sobreposição de áudio, a fim de melhorar a experiência do usuário em uma tarefa ou com um produto. É distinta da Realidade Virtual (RV), usada para recriar a realidade dentro de uma experiência confinada.
- Realidade virtual
É a simulação tridimensional de uma imagem ou um ambiente completo dentro de um espaço definido e contido, sendo possível interagir de forma realista. A RV pretende ser uma experiência imersiva e, normalmente, requer equipamentos como capacete e fones de ouvido.
- Drones
Veículos aéreos não tripulados controlados remotamente por pilotos ou de forma autônoma por computadores de bordo em um plano de voo pré-definido.
- Robôs
Máquinas eletro-mecânicas ou agentes virtuais que automatizam, aumentam ou apoiam as atividades humanas, de forma autônoma ou de acordo com instruções pré-definidas.
- Internet das coisas
Aparelhos, veículos e outros objetos – com sensores, software, capacidade de computação e acessíveis por uma conexão de rede – podem coletar e trocar dados pela internet, sendo monitorados ou controlados remotamente.
- Blockchain
Trata-se do recibo de transações feitas por bitcoin, ou seja, uma plataforma de distribuição eletrônica que usa algoritmos de software para gravar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. As movimentações são compartilhadas entre várias partes e, uma vez inseridas, não podem ser alteradas.
Crédito: artigo publicado no O Globo – disponível na web 19/10/2016
Nota: O presente artigo não traduz a opinião do ASMETRO-SN. Sua publicação tem o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.