Sociedade 5.0: o roteiro do Japão para o futuro
Quando se trata de tecnologia, o governo do Japão não é um espectador passivo. Sua visão para a Sociedade 5.0 incentiva a inovação para um futuro mais sustentável, inclusivo e centrado no ser humano.
O governo do Japão acredita que a inovação tecnológica tem sido a força motriz da mudança social.
Primeiro a revolução agrícola, depois a industrial. Agora, a ascensão da internet nos levou à era da informação.
Mas com a velocidade sem precedentes dos avanços tecnológicos, o governo do Japão acredita que a civilização está novamente no início de uma nova era.
Em breve, quase tudo poderá ser conectado digitalmente. Ao mesmo tempo, por meio de ferramentas como a IA, teremos o poder de analisar a enorme quantidade de dados provenientes de dispositivos conectados e obter insights em tempo real.
O ciberespaço e o espaço físico irão convergir ainda mais, criando uma sociedade superinteligente.
Com esta revolução ainda em sua infância, as sociedades ainda têm uma escolha para onde ir. Uma delas é para os formuladores de políticas observarem com indiferença as inovações tecnológicas perturbarem a sociedade em prol do lucro privado. Outra é que os governos aproveitem a tecnologia para reforçar o poder e controlar as populações em uma escala nunca antes vista.
O Japão apresenta uma alternativa. Seu conceito Society 5.0 baseia-se nesses avanços tecnológicos para alcançar uma sociedade mais humana. Em vez de olhar para a melhoria de questões sociais grandes e complexas como uma compensação fiscal, visa alavancar a tecnologia de uma forma que impulsione o desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que aborda os problemas sociais e melhora o bem-estar individual. Os humanos não devem ser os componentes do sistema, mas sim o seu centro.
“No passado, nós, como sociedade, lutávamos pela maior felicidade para o maior número de pessoas. Mas já, usando IA e dados, agora é possível reduzir significativamente o custo de atender às necessidades individuais, garantindo que ninguém seja deixado para trás. Agora podemos almejar uma sociedade com a maior felicidade para a maior diversidade de pessoas”, disse Hiroaki Miyata, professor de Política e Gestão de Saúde da Universidade Keio.
“No passado, lutávamos pela maior felicidade para o maior número. Agora podemos almejar uma sociedade com a maior felicidade para a maior diversidade de pessoas.” — Hiroaki Miyata , Professor de Política e Gestão de Saúde, Keio University
O entusiasmo por essa visão se espalhou pelos setores do Japão. Keidanren, a principal associação empresarial do Japão, adotou o trabalho em direção à Sociedade 5.0 como foco principal. Enquanto isso, o governo priorizou o financiamento para ciência e tecnologia. Em janeiro deste ano, o governo anunciou que criará um fundo no valor de até US$ 100 bilhões para pesquisas inovadoras em universidades.
“Promovemos fortemente a Sociedade 5.0 trabalhando para ajudar a resolver questões sociais no Japão e internacionalmente”, disse Takayuki Morita, presidente e CEO da empresa de tecnologia japonesa NEC
Uma conversa com o professor Jun Murai, Keio University
Conhecido como o Pai da Internet no Japão, o professor Jun Murai foi pioneiro em trazer a Internet para a região da Ásia-Pacífico. Ele continua sendo uma figura-chave para seu trabalho sobre o futuro da conectividade.
Qual é o principal desafio para a internet hoje?
Abuso versus uso adequado e ético. Para resolver abusos, precisamos alcançar sofisticação técnica em termos de estruturas de segurança e confiança. Para promover o uso ético, a tecnologia deve trabalhar para resolver os principais desafios da sociedade humana, como saúde e desastres naturais. Deve ser uma força para o bem no mundo.
Acho que o uso adequado e ético de dados digitais para nossa sociedade deve ser o objetivo da Sociedade 5.0. A internet certamente é a base disso, então devemos continuar aprimorando-a – tornando-a uma plataforma melhor para a sociedade.
Quais são algumas tecnologias interessantes que estão saindo do Japão agora?
Para citar alguns, comunicações estratosfera para a internet, como Loon e Hapsmobile, que estão em algum lugar entre a tecnologia Wi-Fi/móvel e a tecnologia de satélite. Eu acho que eles são muito promissores para a recuperação de infraestrutura de internet pós-desastre. A fibra óptica plástica para conexão de alta velocidade e curta distância também está se tornando prática com sua eficiência energética. A tecnologia de internet quântica para segurança na internet de criptografia de chave pós-pública é outro campo interessante e competitivo.
Crédito: Produzido em colaboração com a Embaixada do Japão nos Estados Unidos / Sponsored Foreignpolicy – @ dispoível na internet 06/09/2022
Texto publicado no sponsored.foreignpolicy : sponsored.foreignpolicy.com/country-reports/society-5-0-japans-roadmap-for-the-future/
Uma jovem fazendo amizade com um robô no mercado Kuromon em Osaka.