Temporal deixa Rio em estágio de crise, causa mortes e estragos

0
542

O Rio amanheceu com uma chuva fraca, na manhã desta quinta-feira, após um forte temporal atingir a cidade, na noite desta quarta-feira, e deixar três pessoas mortas. De acordo com o sistema Alerta Rio, o tempo ficará instável devido à formação de um sistema de baixa pressão no oceano. A previsão é de céu nublado a encoberto com chuva faca a moderada isolada a qualquer momento. As temperaturas iram variar entre 18 e 30 graus.

Após o desabamento de uma casa em Guaratiba, na Zona Oeste, uma mulher morreu e dois homens ficaram feridos e foram levados ao Hospital municipal Lourenço Jorge. Um dos ocupantes da casa está desaparecido. Na Rocinha, uma pessoa morreu após um deslizamento. Uma terceira vítima, morreu após sofrer um acidente de carro e ser levada ao Hospital municipal Miguel Couto, na Zona Sul.

Deslizamento de terra na Avenida Niemeyer derrubou trecho da ciclovia — Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, informou a TV Globo, que um motorista de ônibus, que estava desaparecido após acidente na Avenida Niemeyer foi encontrado. O condutor teria dito a Crivella, que conseguiu sair do ônibus, mas duas pessoas, que são consideradas desaparecidas, ficaram no veículo. O acidente e o deslizamento na Niemeyer também fez com que parte da Ciclovia Tim Maia caísse no mar. A via permanece interditada nos dois sentidos.

A Rocinha, na Zona Sul do Rio, foi um dos locais mais atingidos pelo temporal. O volume de água que desceu pelas ruas e vielas da comunidade arrastaram carros e, de acordo com um vídeo postado em redes sociais, também teria levado um homem. As imagens mostram o desespero da vítima.

Dois ônibus foram soterrados, e uma árvore esmagou o da direita; prefeitura teve dificuldade para retirá-la — Foto: Reprodução/TV Globo

O Rio permanece em estágio de crise, desde às 22h15 da noite desta terça-feira. A cidade tem, ainda, pelo menos 12 pontos de interdição. 

O Prefeito Marcelo Crivella decretou luto oficial de três dias no Rio diante das mortes e dos estragos que o temporal causou.

Outros transtornos

Os shopping Village Mall e New York City Center, ambos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, ficaram alagados com o forte temporal.

No Village Mall, o impacto da chuva foi tão grande que parte do teto da praça de alimentação caiu.

Na Zona Sul, o shopping da Gávea, que fica na Rua Marquês de São Vicente, também foi invadido pela água.

Na Rua Retiro dos Artistas, no bairro Pechincha, também na Zona Oeste do Rio, uma árvore caiu, invadiu a residência de um morador, e atingiu os fios de alta tensão, o que deixou o local sem luz.

Ninguém ficou ferido. O morador da casa atingida falou com O GLOBO.

— Levei um susto. A árvore chegou a quebrar parte do meu telhado. Estou com medo de sair de casa, porque os fios de luz foram atingidos e podem pegar fogo. — afirmou Reinaldo Furtado Figueiredo, dona da casa atingida.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o Hotel Sheraton, que fica na Avenida Niemeyer, uma das principais vias que liga São Conrado a Gávea, na Zona Sul do Rio, totalmente alagado. Turistas passam em meio a poltronas, que boiam, como num navio naufragado

Crédito: O Globo – disponível na internet 07/02/2019

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!