Governo deve enviar ao Congresso nova PEC com capitalização nas próximas semanas

0
171
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse neste sábado que o governo deve enviar ao Congresso nas próximas semanas uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com a criação de um sistema de capitalização para a Previdência. 
 

Na proposta original do governo para a reforma da Previdência estava prevista apenas a autorização para a criação futura do sistema de capitalização, o que foi excluído no texto aprovado pelos deputados. Agora, defendeu Onyx, essa nova PEC não traria apenas a autorização, mas o detalhamento do sistema de capitalização.

Havia uma expectativa de que os senadores poderiam incluir a capitalização no que está senado chamado de “PEC paralela”, que deve acomodar a reinclusão de Estados e municípios, que também, foram excluídos do texto aprovado na Câmara, nas novas regras para as aposentadorias.

“Capitalização, eu particularmente defendo, tenho uma conversa marcada com o ministro Paulo Guedes exatamente para tratar disso, ela virá numa PEC especial, com todo detalhamento, porque ali está o grande futuro do Brasil”, disse o ministro em entrevista coletiva durante evento religioso em Brasília.

Para Onyx, a importância da capitalização não se restringe à questão previdenciária, “mas preponderantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, vamos dizer assim, a libertação do Brasil do capital externo”.

O ministro disse não ver necessidade de se esperar que a reforma da Previdência aprovada pelos deputados tenha sua tramitação concluída no Senado para que o governo encaminhe à Câmara a nova PEC, relativa à capitalização.

“Eu acredito que ela deve vir durante a tramitação ainda, não haverá necessidade da aprovação da PEC no Senado, da PEC que saiu da Câmara, para que venha a capitalização”, disse.

Crédito: Alexandre Caverni, em São Paulo/Reuters Staff Brasil – disponível na internet 12/08/2019

Entenda como funciona o modelo de capitalização da Previdência Social. — Foto: Juliane Monteiro/G1

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!