Circula nas redes sociais uma mensagem de que bandidos estariam aplicando um golpe com os boletos do IPTU do Rio de Janeiro. No entanto, a prefeitura da capital afirmou que a Empresa Municipal de Informática (IPLAN Rio) não detectou nenhuma irregularidade envolvendo a cobrança. Na avaliação do governo, a confusão pode ter sido causada pela substituição do boleto neste ano.
Muita gente confudiu o fato de que a opção de parcelamento estaria apenas disponível no site com o fato de que a prefeitura não mandaria também a guia para o pagamento em cota única. A aposentada Eliane Carneiro, de 73 anos, recebeu o boleto em sua casa e ficou com medo de pagar, após ter visto o boato nas redes sociais:
— Vi que o pessoal dizia estar recebendo boleto falso e eu tinha entendido que a prefeitura não ia mais mandar boleto pelos Correios. Agora me informei que eles iam mandar, sim, e confirmei que estava tudo certo (com a cobrança) — conta.
Outro motivo de confusão pode ter sido o comunicado da prefeitura na última quinta-feira, dia 14 de janeiro, afirmando que os técnicos da Secretaria municipal de Fazenda e Planejamento detectaram erros nos códigos de cadastramento de débito automático de 65.309 guias, ou 3,8 % do total que foi impresso em dezembro, ainda durante a antiga gestão, e que somente agora estas estão chegando às casas dos contribuintes.
No entanto, a não ser por este erro de cadastramento de débito automático, a prefeitura informou não haver nada de anormal com o IPTU 2021. E esclareceu as principais dúvidas que chegaram aos canais de atendimento:
1. A data de postagem de 15 de janeiro é um prazo-limite que atende a uma exigência dos Correios devido ao grande volume de correspondências.
2. A guia postada tem apenas dois códigos de barra: um para pagamento da cota única, com 7% de desconto, e outro para quitar a primeira parcela do imposto.
3. O código de barras da guia entregue pelos Correios é diferente daquele gerado pelo portal Carioca Digital, na internet. O que muda são apenas os códigos verificadores de origem dos documentos.
4. O código de barras para pagamento da cota única está localizado do lado externo, na primeira dobra. Já o código para quitação da primeira parcela está na parte interna da carta.
Mais informações estão no site da prefeitura: https://carioca.rio/servicos/segunda-via-do-iptu/.
Como gerar a guia de pagamento do IPTU 2021 no portal carioca.rio
1. Acesse o portal carioca.rio
2. Role a tela para baixo e clique no botão IPTU 2020/2021
3. Insira seu número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU
4. Selecione o exercício 2021
5. Clique em “prosseguir”
6. Nesta tela, você terá duas opções de seleção:
• Cota única, com desconto de 7%
• Caso prefira pagar em parcelas, selecione a primeira parcela mais abaixo
7. Com qualquer uma das opções selecionadas, aparecerá um botão para gerar o boleto
8. Agora é só clicar
Central de atendimento
Central 1746 de Atendimento ao Cidadão
Demais canais
Site: carioca.rio
Postos de atendimento (as unidades somente realizarão atendimentos presenciais com agendamentos prévios):
Barra Shopping — Avenida das Américas 4.666, 3º piso, sala 326A, Centro Médico (SAC-1), e-mail: [email protected], telefone: 2275-5656
Rio Sul — Rua Lauro Müller 116, estacionamento G4, setor Amarelo, Botafogo (SAC-2), e-mail: [email protected], telefone: 2594-6822
West Shopping — Estrada do Mendanha 555, loja 282, Campo Grande (SAC-3), e-mail: [email protected], telefone: 98909-2360
Norte Shopping — Avenida Dom Helder Câmara 5.474, loja 3.021, Cobertura (SAC-4), e-mail: [email protected], telefone: 2458-2357
Center Shopping — Avenida Geremário Dantas 404, lojas 501 e 502, piso G2, Jacarepaguá (SAC-5), e-mail: [email protected], telefone: 3394-3020
Credito: Jornal Extra – @internet 20/01/2021