Confederação Nacional Transportadores Autônomos (CNTA): VI Oficina de Lucro Social – “ fundamental e estratégica”

0
672
CNTA na OLS @asmetro 15/06/2021

O Diretor Executivo da Confederação Nacional Transportadores Autônomos (CNTA), Marlon Maues, acredita que a VI Oficina de Lucro Social é ação fundamental e estratégica para dar visibilidade à sociedade sobre o trabalho vital executado pela categoria.

Marlon Maues falou no primeiro dia do evento, representando o presidente da CNTA, Diumar Bueno, que vem de uma família de caminhoneiros autônomos e atuou durante anos na profissão. “O caminhoneiro não tem segurança no trabalho, mas é um apaixonado pelo que faz”, comentou.

Para a CNTA, que representa cerca de 800 mil caminhoneiros autônomos, reunindo sete federações e 140 sindicatos, a realização da oficina é de extrema importância. “Podemos afirmar isso, uma vez que a questão do cronotacógrafo expande não somente os aspectos ligados ao equipamento em si, mas aos impactos do lucro social ao qual ele está envolvido, que acaba gerando consequências aos vários atores dessa cadeia produtiva”.

Bons olhos para a oficina

“A CNTA vê com muito bons olhos a oficina, evento fundamental e estratégico, que reúne vários atores, trocando informações e alinhando um trabalho futuro, que vai trazer resultado positivo, não só para os envolvidos, mas para toda a sociedade brasileira”, frisou.

E acrescentou: “No que diz respeito aos caminhoneiros, é importante nos levarmos a realidade ao que a categoria realmente passa no desempenho de suas atividades profissionais. Hoje o caminhoneiro autônomo pode ser comparado um escravo dos anos 21, uma vez que as condições estipuladas pra ele, remetem à memória de coisas do passado. O lucro social pode mostrar esse ponto, seus resultados vão apontar o quando de trabalho imprescindível realizado pela categoria é invisível”.

Protagonistas

Na palestra, ele disponibilizou importantes informações: o setor de transportes, armazenagem e serviços acessórios foram responsáveis por movimentar cerca de R$ 480 bilhões, equivalentes a 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do IBGE.

O transporte e seus serviços complementares se tornam protagonistas na economia brasileira, “outro ponto a ser observado é o crescimento do e-commerce, fundamentalmente nesse ano por conta da pandemia do coronavirus”.

O Brasil é o quarto país com mais estradas de todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia

apresentação da CNTA >>> 2 Apresentação CNTA- Lucro Social 15 a 17.06.21

OLS/ASMETRO-SN – 17/06/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!