SGPRT foi dividida em Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretária de Relações de Trabalho

0
634
Da esquerda para a direta, novo secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, ministra Esther Dweck, secretária interina da SGPRT, Meri Lucas, e novo secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr. Foto: Adalberto Marques/MGI.

Ministra Esther Dweck anuncia divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho

Secretaria de Relações de Trabalho vai dialogar com servidores e a Secretaria de Gestão de Pessoas vai fazer a gestão de pessoal. Ministra explicou que a divisão é necessária pelo excesso de atribuições na mesma secretaria, tem por objetivo aprimorar a eficiência e não vai criar novos cargos

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (24/5) a divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT). A ministra explicou que optou por dividir em duas as equipes da secretaria, separando as atribuições, sem criação de novos cargos, visando aprimorar a eficiência das áreas. 

A Secretaria de Gestão de Pessoas ficará a cargo do economista José Celso Cardoso Jr.. A Secretaria de Relações de Trabalho ficará sob a responsabilidade de José Lopes Feijóo. “É necessário resolver um problema concreto que é o excesso de atribuições no âmbito da mesma secretaria e, portanto, sob a responsabilidade do mesmo secretário ou secretária”, explicou a ministra. “Por outro lado, é também uma medida de gestão com foco no aumento da eficiência, pois com a especialização e autonomia, cada secretaria passa a concentrar os esforços na área finalística sob sua responsabilidade”, complementou Esther Dweck. 

A ministra da Gestão esclareceu que a trajetória profissional dos novos secretários foi considerada. “Dedicamos muita atenção na escolha dos secretários que serão os principais responsáveis por duas áreas que são centrais para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Secretários que, naturalmente, contarão com todo o apoio e expertise acumulada pelas respectivas equipes”, explicou Esther Dweck. 

José Celso Cardoso Jr. @ senado fotos

O novo secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., que é doutor em Economia e também servidor do IPEA, esclareceu que tem atuado em cargos de direção e gestão, mas, nos últimos anos, sobretudo estudado profundamente as questões de Estado no Brasil. “Esse estudo nos abriu a cabeça para questões que precisam ser enfrentadas. Acho que aqui nessa Secretaria [de Gestão de Pessoas] temos a oportunidade de elaborar uma interpretação progressista e positiva sobre a capacidade de executarmos mais e melhor as políticas públicas”, destacou. 

José Lopez Feijóo – foto: Felix Pereira

O novo secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, que acumula larga experiência como sindicalista, declarou: “se a gente conseguir desempenhar bem a tarefa que nos é dada e, com isso, conseguir as condições adequadas que os companheiros do funcionalismo público reivindicam – dentro, naturalmente, dos recursos e orçamento disponíveis – isso faz bem para a população brasileira, que é objetivo final de todos nós, que é termos um serviço público de qualidade”. 

Atribuições 

A Secretaria de Gestão de Pessoas fica responsável pela folha de pagamentos do governo federal e por outros temas relacionados à gestão de pessoas, como desenvolvimento de pessoas e provimento e movimentação de pessoal. Já a Secretaria de Relações de Trabalho é competente pela Mesa Nacional de Negociação Permanente e por outros temas relacionados às relações de trabalho, como remuneração, saúde do trabalhador e segurança no trabalho. A definição detalhada da competência de cada secretaria será  publicada em Decreto. 

Até a nomeação dos dois, após a criação das duas secretarias, a SGPRT continua sendo liderada por Meri Lucas, que assumiu interinamente após a saída de Sérgio Mendonça, eleito vice-presidente de Pessoal da Caixa. 

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 26/05/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!