Governo cria programa para qualificar profissionais para o Inmetro

2
2537
@ reprodução / MDIC

Diante da necessidade de obtenção de pessoal capacitado para as atividades dos órgãos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e na busca por contribuir para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços do instituto realizados pela Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Capacitação em Infraestrutura da Qualidade (Pronac).

A Portaria Nº 182, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Inmetro, que institui o Pronac, foi publicada nesta quinta-feira, 18 de abril, no Diário Oficial da União.

PORTARIA Nº 182, DE 8 DE ABRIL DE 2024

A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, composta por 26 órgãos em todo o país, é o braço executivo do Inmetro. É responsável por fiscalizar o cumprimento dos requisitos técnicos de produtos, insumos e serviços.

O Pronac vai permitir ao Inmetro suprir a necessidade de aperfeiçoar seus quadros por meio de cursos nas modalidades presencial, a distância ou híbrida, bem como planejar e executar atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico em metrologia e infraestrutura da qualidade.

Além disso, o Pronac permitirá uma atuação mais efetiva por parte do Inmetro na formação e aperfeiçoamento dos recursos humanos que atuam nos órgãos delegados dos estados da federação e nas superintendências. Isso fortalecerá os processos de fiscalização e controle das atividades materiais e acessórias, da metrologia legal e da avaliação da conformidade, garantindo maior apoio às empresas brasileiras e ao setor produtivo.

Outro ponto importante do Pronac é que ele possibilitará que todos os órgãos ligados à Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade tenham o mesmo nível de serviço, o que permitirá que cada um desenvolva políticas que estabeleçam seus compromissos com a imparcialidade, com os requisitos técnicos e legais e com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Caberá à Divisão de Ensino e Pesquisa do Inmetro e à Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia trabalhar a parte pedagógica dos cursos e operacionalizar os treinamentos ofertados a serem ofertados pelo Inmetro por meio do Pronac.

INMETRO – O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com o objetivo de fortalecer empresas nacionais. Sua atuação permite ao setor aumentar a produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços.

Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se a execução de políticas nacionais de metrologia e da qualidade e a verificação e a fiscalização da observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos.

Com informações do INMETRO.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 19/4/2024


Inmetro no Diário Oficial da União 18/4/2024

 

asmetro.org.br/portalsn/2024/04/18/inmetro-no-diario-oficial-da-uniao-18-4-2024/


 

Inmetro cria Programa Nacional de Capacitação em Infraestrutura da Qualidade (Pronac)

 

A Portaria nº 182 foi publicada nesta quinta-feira (18/4) no Diário oficial da união e visa contribuir para melhoria da qualidade da prestação dos serviços do Inmetro, através da capacitação de servidores e colaboradores da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), em todo o Brasil
 

www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-cria-programa-nacional-de-capacitacao-em-infraestrutura-da-qualidade-pronac

2 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!