III Oficina: DIEESE – LUCRO SOCIAL VALORIZA SETOR PÚBLICO

0
633

A técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Alessandra de Moura Cadamuro, participou da II Oficina Lucro Social a convite do CONDSEF, falando sobre a “PEC 241/2016 – o novo regime fiscal e seus possíveis impactos”. Ela acredita que o Dieese deve reunir todos os conhecimentos sobre lucro social para aplicá-lo na mesa de negociação, quando for necessário, porque valoriza o setor público.

“O Diesse é um órgão do movimento sindical, criado pelo movimento sindical, que produz conhecimento para o movimento sindical. A proposta é de que, de alguma maneira, se faça uma intervenção no sentido de mudar a maneira como a sociedade vê o serviço público. E a metodologia do lucro social é fundamental nesse processo”, comentou a técnica.

Ela acredita que a sociedade é estimulada a ter uma visão negativa do serviço público, com exceções, mas admite falhas do próprio setor.

“A discussão importante que a gente deixou de fazer, inclusive o movimento sindical é o seguinte: que tipo de estado a gente quer? Por que o papel do serviço público passa por essa discussão. A gente quer um estado que faça a inclusão de todo mundo? Como o Estado vai desenvolver as suas políticas públicas? Essas políticas públicas são demandas da sociedade? De qual parte da sociedade? Então esse debate que tem que ser feito regularmente pela sociedade”, comentou.

Como a ferramenta lucro social pode contribuir para que o serviço público estabeleça um elo mais positivo com a sociedade?  Segundo ela, isso é perfeitamente possível: “A partir do momento em que se consegue identificar, valorar e quantificar e qualificar o seu papel – aquilo que você se dispõe a fazer – vamos além, alcançamos outros objetivos. A compreensão do lucro social pode levar a isso. Acredito, portanto, que o julgamento de maneira genérica do serviço público, como ocorre hoje, pode mudar de forma significativa”.

A técnica lembrou que o Dieese está completando 61 anos de fundação em dezembro, reunindo cerca de 500 sindicatos, além de manter escritórios regionais em 19 estados e representação em todo o país. “Debater o lucro social com todos esses parceiros é de grande importância nesse momento. Vamos seguir com essa meta”, concluiu Alessandra.

Assessoria de Comunicação da III Oficina – Jornalista Tânia Malheiros e Ronaldo Mendes Fotógrafo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!