III Oficina: SINDFRAMA – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA

0
726

O diretor do Sindicato dos Servidores da SUFRAMA (SINDFRAMA), Andrés Pascal, comenta para o site do ASMETRO o que achou da III Oficina Lucro Social e admite que o tema é pouco conhecido.

Conhecia o tema Lucro Social e o seu real significado?

Eu já conhecia o conceito de balanço e responsabilidade social, mas a primeira vez que me aprofundei em relação a lucro social foi no ano passado, na época em que a Asmetro começou a divulgar a II Oficina. Li bastante sobre o tema, buscando formas de quantificar a importância que a SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) tem para o país.

O que sabia a respeito?

Infelizmente, muito pouco. Apesar de toda a importância da SUFRAMA para o desenvolvimento regional, ainda se discute muito pouco sobre isso à nível de gestão. Já o SINDFRAMA atentou para essa necessidade muito antes, quando estávamos discutindo reajuste salarial. Mesmo sem conhecer as ferramentas de lucro social, os técnicos do sindicato se debruçaram nos números da autarquia para apresentar à população e aos políticos o que a SUFRAMA tem feito pela geração de emprego e pelo desenvolvimento de todo o país.

Qual a sua opinião sobre o lucro social?

É importante para que a sociedade conheça os e compreenda o trabalho realizado por cada órgão público. Mas é importante também para nós, servidores, que temos uma oportunidade de olhar pra dentro das nossas instituições, e avaliarmos criticamente o que estamos fazendo em prol do desenvolvimento do país. É uma forma de compreender se estamos, ou não, no caminho certo, e realizando as mudanças que nos propomos a fazer quando ingressamos no serviço público.

O que está achando do evento? Está aprendendo? Fale um pouco sobre isso?

O evento é ótimo. Esperava algo mais teórico, e pouca prática. Mas no segundo dia já tivemos a oportunidade de colocar a mão na massa e conhecer todo o processo de quantificação do lucro social. O evento também foi uma oportunidade de trocarmos informações e experiências com os colegas de outros órgãos, e perceber que vivemos em realidades diferentes, mas com problemas e desafios muito parecidos.

Qual a sua avaliação?

Minha avaliação é extremamente positiva. E nós, do SINDFRAMA, estamos ansiosos para levar toda a experiência que adquirimos aqui para o trabalho que realizamos em Manaus.

21/09/2016 - III Oficina Lucro Social  Foto de Ronaldo Mendes
21/09/2016 – III Oficina Lucro Social
Foto de Ronaldo Mendes

Assessoria de Comunicação da III Oficina – Jornalista Tânia Malheiros e Ronaldo Mendes Fotógrafo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!