Predição: Projeção de casos de infecção por COVID-19 no Brasil até 26 de março

3
1205

Em 26 de fevereiro de 2020 foi confirmado no Estado de São Paulo o primeiro caso da COVID-19 no Brasil, doença transmitida pelo vírus SARS-CoV-2. Desde então, o número de casos no Brasil começou a crescer, acrescido da recente constatação de transmissão comunitária em algumas das maiores capitais do país. Até o dia 15 de março, essa doença já atingiu 200 casos confirmados, um crescimento de 32% por dia, dentro de um cenário mundial que já havia sido declarado como pandemia em 11 de março, pela Organização Mundial de Saúde. Desses 200 casos, 136 foram confirmados no Estado de São Paulo e 24 no Estado do Rio de Janeiro (Figura 1).

Observando a curva de crescimento dos casos confirmados em vários países que hoje já se
encontram em estágio mais avançado desta transmissão (Figura 2), percebe-se que a velocidade da evolução da pandemia, que de forma geral é muito rápida, não acontece de maneira uniforme. Ela depende de vários fatores, incluindo medidas de contenção, comportamento da população e quantidade de recursos disponíveis, dentre outros.

Dois países que se destacam são a Itália e a Coreia do Sul, detalhados nas Figuras 3 e 4. O caso da Itália (Figura 3) é emblemático por conta do acelerado crescimento do número de casos confirmados, trazendo consequências que vêm sendo noticiadas diariamente. Já a Coreia do Sul (Figura 4) destaca-se pelo controle do avanço da curva. Na Itália, a primeira recomendação do governo para a contenção do COVID-19 foi adotada somente após a confirmação do 3.089º caso, no dia 04 de março, data na qual o país já tinha alcançado 50 casos havia 11 dias. Já na Coréia do Sul, estas ações foram executadas desde a confirmação do 104º caso, no dia 20 de fevereiro, no 1º dia após passar o total de 50 casos.

Acesse a íntegra da Nota Técnica 1 de 16/03/2020 do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) Inteligência computacional aplicada à predição da evolução da COVID-19 e ao dimensionamento de recursos hospitalares Predicao_COVID19_NotaTecnica1_NOIS.pdf.pdf

Crédito: Antunes, Bianca –  Batista, Amanda –  Dantas, Leila – .; Favereth, Guilherme –  Peres, Igor – Aguilar, Soraida –  Baião, Fernanda –  Maçaira, Paula  –  Hamacher, Silvio –  ; Carnevale, Renata – Bozza, Fernando / Departamento de Engenharia Industrial, PUC-Rio, Brasil /Secretaria de Estado de Saúde do Rio de janeiro, SES RJ, Brasil / Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – Rio de Janeiro (RJ), Brasil e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

3 Comentários

  1. Senhor Luiz Fernando Mirault Pinto
    Leia a conclusão da NT que o senhor terá sua resposta
    “Pode-se notar a partir das predições, que se espera um crescimento exponencial da doença COVID-19 no Brasil neste período, uma vez que havia um total de 200 casos em 15/03/20 e podese chegar em apenas 11 dias (26/03/20) a um total de 3750 casos (cenário mediano), podendo variar entre 2314 casos (cenário otimista) e 4970 casos (cenário otimista)”.

    • Infelizmente nao acredito na informação dada de 200 casos em 15/03/20, até porque o Brasil não está realizando testes em todas as pessoas com sintomas. Com certeza existe muita mais gente infectada e o quadro exponencial para dia 31/03 infelizmente deverá ser muito maior! Uma pena que o país esteja esperando tanto e fazendo tão pouco para mudar esse quadro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!