Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende reajuste de salários em agências reguladoras

3
197
@reprodução internet

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou um ofício aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) apoiando a equiparação salarial de funcionários de agências reguladoras e técnicos de infraestrutura aos funcionários de outros cargos de gestão governamental. 

Segundo o documento, os funcionários das agências vinculadas ao Ministério de Minas e Energia– Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e ANM (Agência Nacional de Mineração)– recebem 30% a menos do que quem trabalha no Banco Central, na Receita Federal, no TCU (Tribunal de Contas da União) e em outros órgãos.

O resultado é que as agências não conseguem segurar seus especialistas, que saem para ganhar mais no setor privado ou migram para outros órgãos que remunerem melhor.

ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira – @Gladyston Rodrigues/EM/DA

De acordo com Silveira, esse cenário tem causado um esvaziamento da capacidade produtiva do ministério.

“A desvalorização das carreiras de regulação e dos analistas de infraestrutura tem levado à redução da capacidade produtiva do Ministério de Minas e Energia e das entidades vinculadas, especialmente, devido à migração dos servidores para outras carreiras públicas e para o setor privado” , diz o ofício. oficio-mme-reajuste-salarial-agencias-reguladoras

 

Crédito: Eric Napoli / Poder 360 – @ disponível na internet 6/4/2024

3 Comentários

  1. Se o salário das Agências Reguladoras encontra-se defasado,o que dizer então em relação a outros órgãos da administração pública federal, aumento tem que ser pra todos, sem exceção, e não somente para algumas categorias, isso é completamente errado, todos estão com seus Salarios desfasados, não concordo e não consigo aceitar essa discriminação no serviço público federal.

    • O governo tem que remunerar de forma justa os seus servidores, mas ficar atendendo pleitos de determinadas carreiras só irá aumentar as distorções e insatisfações no serviço público.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!