A criatividade no novo contrato educativo para o século XXI

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O objetivo do presente artigo é debater a educação para o século XXI por meio do diálogo entre a proposta de novo contrato educativo de Nóvoa (2009) e a criatividade.

Inicia-se focalizando as pautas urgentes da educação para este século, ensejando a proposta do novo contrato educativo fundamentado em três premissas: educação como bem público, educação centrada na aprendizagem e no avanço do conhecimento e educação partilhada socialmente.

Em seguida, discute-se a criatividade na educação, enfatizando o papel do pensamento divergente e flexível para fomentar uma educação mais dialógica e plural.

Por fim, apresentam-se proposições elaboradas a partir do diálogo do novo contrato educativo com as contribuições da criatividade para o campo da educação.

Conclui-se que a educação acolhedora, libertadora e partilhada precisará se apoiar na criatividade e na flexibilidade de pensamento, propiciando o avanço do conhecimento e abertura à pluralidade.

íntegra do artigo>>> A criatividade no novo contrato educativo para o século XXI

  • Edson Seiti Miyata – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  
  • Maria Vitória Campos Mamede Maia – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonte: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4179  – 10/10/2023


Edson Seiti Miyata

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Bacharel em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Atualmente é Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, integrando a Divisão de Ensino e Pesquisa da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia. 

Maria Vitória Campos Mamede Maia

Pós-doutorado em Design Pedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,  doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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